plataforma para webdesign

qual plataforma voce usa e por que?

esta é uma pergunta recorrente, quando sou convidada para elaborar um projeto de webdesign. ao rever minha trajetória, vejo quanto me dedico a esse assunto, desde 2003. impossivel nao comentar aqui como foi esse percurso, mesmo que resumido…
estava iniciando minha carreira solo, depois de dez anos colaborando com um arquiteto em sp. neste momento eu só tinha um MAC herdado, papel, lapis e mais nada. aos poucos fui conhecendo a internet e me tornei assídua pesquisadora de tudo que via pela frente. me interessei pelos sites e a estética vigente. como estava fazendo alguns projetos de identidade, associei seu desempenho ao assunto, e dai pra frente, comecei desenhar sites, para amigos. não havia como colocar no ar meus projetos, por serem tão arquitetonicos quanto os projetos que eu fazia e pelos recursos praticamente inexistentes da época. mas com ajuda o primeiro site foi ao ar, e depois disso, começaram surgir indicações para outros trabalhos e isso me trouxe tanta satisfação que resolvi continuar.

ao rever um grande amigo que morava na california, ele me apresentou a uma novidade chamada “multiply”. um circulo restrito, para designers como ele. ao entrar nesse universo, em 2005, essa pré- plataforma, pai e mãe das atuais e das redes sociais me trouxe o que eu precisava, e por 5 anos eu aprendi muito lá dentro, interagindo com designers do mundo todo, fiz amigos também no brasil que mantenho até hoje. entrei também para o blogger, fui blogueira por dez anos, premiada inclusive! e ensinei muita gente a ter o seu espaço ali! o blog trouxe voz para a gente, dele surgiram talentos grandiosos, e hoje ele é um clássico, considerado e cultuado apesar da rede mais rapida como o instagram, o blog é um tesouro! neste período conheci minha primeira plataforma, esta já mais moderna, em 2010, a “cargo collective”, tambem restrita, pensada para design. aprender com ela foi maravilhoso, um divisor de águas, ali eu podia fazer tudo sozinha, e os resultados eram visiveis na hora.

atualmente estou usando a plataforma “squarespace” que tem características que me atendem na questão estética, meu motor de trabalho. ali eu consigo produzir com qualidade praticamente tudo que imagino. eu desconstruo modelos pré estabelecidos e recomeço do zero, e é inacreditável o antes e depois! a squarespace é uma plataforma que nao tem códigos abertos, como a wordpress por exemplo. isso significa que tudo é feito "dentro de casa", com mais segurança contra aplicativos e plugins de terceiros. significa tambem que por ser feita internamente, os recursos ficam disponiveis para serem revistos, atualizados, e modernizados quantas vezes quisermos. esse é o meu ponto chave, eu construo sites praticamente auto atualizaveis e isso se torna um diferencial para o cliente, num mundo onde tudo muda a cada instante ter um site que pode mudar com um simples comando faz muita diferença. ela fornece hospedagem e certificações de segurança. o site é do cliente enquanto o cliente paga a mensalidade/ou anuidade. mas praticamente todas funcionam assim, os valores são parecidos, e por isso e por outras vantagens eu prefiro usá-la enquanto estiver dentro dos meus parâmetros de qualidade. com a squarespace, assim como em toda plataforma, voce mesmo pode criar seu site, usando algum modelo vigente disponivel. realmente é muito bacana. eu estudei muito seus recursos e possibilidades para tirar o melhor proveito para meu trabalho. eu crio sites totalmente personalizados, unicos, para um público que reconhece o valor do designer e confia em seu trabalho. a plataforma para mim é um veículo.

circle-member-badge-black.png

em 2017 me tornei parte do circulo criativo da plataforma, com vantagens que repasso diretamente para o cliente, como descontos ( ótimos descontos por sinal ) na primeira anuidade, e outras coisas que me favorecem no meu dia a dia, quando preciso de ajuda ela vem praticamente na mesma hora, e o apoio da marca me traz mais tranquilidade. geralmente eu explico tudo isso para o cliente quando fechamos um trabalho, mas resolvi deixar registrado para facilitar a nossa vida. e porque eu gosto muito de escrever…